AMANHÃ terminam as inscrições do Mol³ + Gravação Molheres + As 21 Arquiteturas explicadas
⏰ Faltam 36 horas para o encerramento das inscrições do Mol³ (terça às 22h acaba) e eu não consigo deixar de pensar: você vem?
Leia as perguntas a seguir:
Seus olhos brilharam no Mapa A³ ou com algum post meu sobre o Mol?
Você quer ampliar seu repertório de transformação educacional para além de “metodologias ativas” ou “dinâmicas de facilitação”?
Você deseja vivenciar a aprendizagem autodirigida em comunidade na pele?
Faz sentido pra você a ideia de se juntar à mim e a outras centenas de Moleiros e Moleiras causando impacto positivo na educação?
Você sonha com outros futuros educacionais possíveis e quer ajuda para plantar essas sementinhas no seu contexto?
Se você respondeu “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, então eu recomendo fortemente que você faça sua inscrição.
Lembrando que, entre hoje e amanhã, eu estou de “plantão” no Whatsapp para esclarecer qualquer dúvida sobre o programa. É só clicar aqui para me mandar uma mensagem 📱
A gravação do encontro 🏠 A Casa das Sete Molheres já está disponível.
Agradeço a todes que vieram, foi lindimais! 🤩
Para que você tome uma decisão informada a respeito do Mol³, eu vou detalhar abaixo as 21 Arquiteturas que iremos vivenciar e estudar ao longo da formação.
Antes disso, vale lembrar que esse conhecimento nasceu a partir dos padrões que eu fui percebendo nas iniciativas de aprendizagem mais incríveis que já conheci (nacionais e internacionais) – além de muitos anos de refinamento conduzindo o Mol e várias outras comunidades de aprendizagem autodirigida.
As A³ organizam de maneiras inovadoras as relações entre as pessoas e também as relações das pessoas com o aprendizado. Com elas, nós conseguimos recriar as “paisagens” educacionais em qualquer ambiente ou grupo.
Bora lá?
🪙 A³ Clássicas
Clássicas = são as Arquiteturas que já existiam na primeira sistematização que fiz, em 2020.
Abrir Ofertas
Ferramenta pontual ou contínua que possibilita às pessoas oferecerem atividades, experiências e momentos de aprendizagem umas para as outras.
Atendendo Pedidos
Sistema que permite às pessoas fazerem pedidos benéficos para o seu aprendizado e serem atendidas com contribuições de outras pessoas.
Jornadas Individuais
Formação de um grupo no qual cada pessoa empreende sua jornada de aprendizagem autodirigida individual e, ao longo do tempo, vai sendo nutrida pelo coletivo.
Grupo de Estudo
Qualquer grupo de pessoas que se organizam para aprofundar seu conhecimento e/ou prática em determinado tema ou habilidade.
Sozinho/Junto
Momentos em que as pessoas aprendem, trabalham ou criam algo individual junto a outras que estão fazendo o mesmo.
Festival
Evento intenso e pontual com diversas atividades de aprendizado podendo acontecer simultaneamente, de modo que as pessoas escolhem livremente do que irão participar.
Desafio
Um período de X dias (7, 15, 21, 30, 100 etc) no qual as pessoas executam pequenas ações diárias (por ex., 1.000 palavras por dia) para alcançarem algum resultado final (por ex., escrever um romance).
🧑 6 Cs (A³ Individuais)
6 Cs = são as principais mentalidades, ferramentas e hábitos para potencializar o aprendizado autodirigido individual.
Curiosidade
Mentalidade de fascínio pelo mundo, abertura ao novo e flexibilidade cognitiva necessária para que qualquer aprendizado aconteça.
Cara de Pau
Atitude de coragem fundamental para a pessoa autodirigida, útil na hora de se fazer pedidos, acessar pessoas desconhecidas para aprender, compartilhar conhecimento, comunicar-se autenticamente etc.
CEP+R
Sigla para Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes, as 4 fontes de aprendizagem – ou os quatro caminhos para se aprender qualquer coisa.
(Manipular) Contextos
Habilidade de modificar intencionalmente contextos e situações da vida para aumentar a chance de certas escolhas e intenções acontecerem, além de dificultar o que se quer evitar.
(Segundo) Cérebro
Método de curadoria, registro e organização de conhecimento baseado em centralizar todas as suas informações e reflexões mais valiosas em um único repositório digital.
Compartilhamento
Hábito de “aprender em voz alta” e, assim, organizar sua “bagunça cerebral” por meio da externalização frequente de aprendizados.
🎆 Novas A³
Novas = as Arquiteturas mais recentes, que não estavam na primeira versão.
Momentos Memoráveis
Desenho de experiências que transcendem o lugar comum e que ficam na memória das pessoas.
Portal
Momento estruturado, apreciativo e celebrativo para as pessoas apresentarem os aprendizados de seus percursos autodirigidos.
Pares
Qualquer sistema de apoio, aprendizado, conexão e/ou comprometimento mútuo entre duplas como buddies, mentoria entre pares, parceiros de desafio etc.
Mantras de Cultura
Frases de efeito, símbolos e outros artefatos de linguagem que, ao serem repetidos com frequência, influenciam positivamente a cultura de aprendizagem.
Design Lento
Princípio que consiste em nadar contra a corrente atual de imediatismo e excesso de informação e, assim, projetar experiências de aprendizado com uma certa lentidão intencional.
Finitude
Princípio que se vale da criação de experiências de aprendizado com início, meio e fim já previstos, utilizando a finitude de maneira intencional (por ex.: comunidades “pop-up”).
Alternância
Estratégia que pressupõe intercalar diferentes Arquiteturas com o intuito de potencializá-las, evitando-se também “abraçar o mundo com as pernas”.
Residência
Moradia coletiva temporária cujo objetivo é catalisar os processos de criação e aprendizagem das pessoas participantes.
Quer se tornar um Arquiteto de Aprendizagem Autodirigida?
Então venha para o Mol³.
Saiba mais e inscreva-se em