2 Momentos de aprendizado inusitados e o que você pode aprender com eles
Esses dias, estava pensando em comprar um imóvel. Como não tenho dinheiro suficiente para comprar à vista, eu já sabia que iria precisar de uma “ajudinha” de alguma instituição financeira.
Só que, além de não ter todo o dinheiro, havia outro problema: eu não entendia nada disso!
Então, resolvi criar um Momento para aprender sobre consórcios e financiamentos imobiliários – conversando com algumas pessoas, percebi que esses eram os nomes que eu deveria investigar.
Um Momento é uma situação de aprendizado pontual que você cria para você mesmo e que varia desde minutos, horas até alguns dias, podendo ser individual ou coletivo.
E que pode beber das quatro fontes de aprendizado – Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes (CEP+R).
No caso, meu Momento foi simples: num domingo, tirei uma hora para encontrar e mergulhar em um guia sobre financiamentos. Também li alguns artigos sobre consórcios e anotei minhas principais descobertas e reflexões em um documento de Word.
Uma hora obviamente não fez de mim um especialista em finanças. Mas resolveu meu problema.
Outro dia, eu percebi que precisava parar de comprar água de coco de caixinha, pois ela, além de poluir o ambiente, contém pequenas doses de açúcar refinado (que eu estou tentando evitar).
Comprar um coco de verdade é fácil, mas e abri-lo?
Entrei no Google e digitei “como abrir um coco rápido”. Em um vídeo de dois minutos, aprendi uma técnica ultra simples de abertura de cocos.
Momentos são estruturas extremamente versáteis dentro da caixa de ferramentas do aprendiz autodirigido. Fazemos uso deles quase sem perceber, mas é quando adquirimos consciência e intencionalidade que a mágica acontece.
E aí, qual foi o último Momento de aprendizado que você criou para si mesmo?