A2 para empresas: como escalar o protagonismo no aprendizado na prática
“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, e sim um lugar que estamos criando” (Antoine de Saint-Exupéry)
Tá, eu sei que estou um pouco repetitivo com essa frase.
Mas é que, na primeira década do século XX, o autor de O Pequeno Príncipe já tinha sacado o que muitas empresas ainda não sacaram.
Muitas empresas ficam tentando acompanhar o futuro. Tentam se manter atualizadas em relação às tendências. Se preocupam muito com “o que todo mundo está fazendo”.
Peter Drucker também já alertava: “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Para criar o futuro em vez de somente acompanhá-lo, para lançar tendências em vez de apenas se manter atualizado e para que todo mundo passe a se preocupar com o que a sua empresa está fazendo, o melhor caminho que eu conheço é que todos dentro da organização se tornem aprendizes autodirigidos.
Só assim será possível sair dos discursos bonitos do tipo “o colaborador como protagonista do seu aprendizado” e ir para a prática.
Mas como fazer isso em escala? Como criar uma legião de pessoas que aprenderam a aprender dentro da organização?
Faltando 1 dia para encerrar as inscrições Pessoa Física do A2, eu quero te contar que agora o curso também terá uma versão para empresas.
Mas a minha ideia não é apenas disponibilizar o conteúdo e torcer para que os colaboradores se animem de acessá-lo.
O que eu estou propondo é a criação de um verdadeiro movimento em torno de uma cultura de aprendizagem autodirigida na organização.
Programa A2 para empresas: como vai funcionar
O primeiro passo é criar um evento de lançamento. Nesse momento, podemos ter uma palestra e outras estratégias de comunicação
O principal objetivo do lançamento é convidar pessoas para facilitarem Hubs de Autodireção, ou seja, pequenos grupos de 6-12 pessoas que funcionarão como grupos de estudo a partir dos conteúdos do A2. É possível também que a área de RH/L&D convide alguns colaboradores individualmente para serem facilitadores
Com a primeira leva de facilitadores formada, marcamos uma mentoria minha com eles para que eu possa compartilhar como os Hubs podem ser estruturados
Cada Hub terá a missão de anfitriar 5 encontros, que poderão ser semanais ou quinzenais, e cada encontro irá cobrir uma parte do curso
Encontro 1: Introdução
Encontro 2: Ampliando sua visão [Parte 1]
Encontro 3: Ampliando sua visão [Parte 2]
Encontro 4: Aperfeiçoando sua prática [Parte 1]
Encontro 5: Aperfeiçoando sua prática [Parte 2]
[Para ver em detalhes os módulos e as aulas do curso, clique aqui]
O curso fica disponível de maneira vitalícia para todos os colaboradores da empresa, podendo ser hospedado na universidade corporativa, se for o caso
A empresa pode ter quantos Hubs quiser, desde que haja ao menos um facilitador por Hub (podemos ter duplas ou trios de facilitadores também)
Todos os Hubs que conseguirem concluir os 5 encontros terão uma segunda mentoria comigo logo após o 5º encontro. A intenção é, além de processar os aprendizados e reconhecer quem foi até o final, ajudar os Hubs a “procriarem”, formando novos facilitadores e criando um efeito exponencial na cultura de aprendizagem da organização
Tudo isso é só o começo do que é possível fazer.
A lógica por trás da estratégia dos Hubs são as arquiteturas de comunidades de aprendizagem autodirigida que sistematizei em 2020 – em especial, a arquitetura de “grupos de estudo/prática”.
Todas elas são estruturas simples, mas, se bem implementadas, podem ser extremamente efetivas.
A última coisa que eu quero é vender mais um curso que vai ficar acumulando poeira na plataforma EaD da empresa.
Meu desejo é ser um catalisador em prol da transformação da cultura de aprendizagem das organizações.
Se interessou? Então é só responder a este e-mail e a gente marca uma conversa. Ou então é só me dar um oi no Whatsapp clicando aqui.
E, para saber tudo sobre o A2 e se inscrever, é só acessar este link. Lembrando que as inscrições para Pessoa Física terminam AMANHÃ, quarta-feira, dia 9 de novembro.
Obs.: se você ainda não acessou a coletânea de conteúdos gratuitos da Semana A2, incluindo meu novo livro Crenças Escolarizantes e 3 infográficos exclusivos em PDF, é só entrar neste link.