Aprendizagem ao longo da vida não se faz só com estudo.
Nem só com “consumo” de conteúdo.
Na verdade, você pode se manter aprendendo muito mesmo sem:
ler livros
fazer cursos e treinamentos
ter a intenção de aprender algo específico
Duvida?
Esses dias, um participante do MoL me disse o quanto se sentiu validado ao perceber, com o seu percurso no programa, como ele sempre foi um aprendiz ao longo da vida – mesmo sem gostar muito de ler.
Acontece comigo também.
Ao contrário do que parece, não é sempre que eu estou trilhando uma jornada de aprendizagem autodirigida intencional e estruturada.
Não é sempre que estou ativamente lendo um livro, mesmo alguns estando quase sempre na minha cabeceira.
Não é sempre que estou estudando um tema de maneira profunda e sistemática.
Dá pra permanecer aprendendo (e sentindo que você está aprendendo) sem nada disso.
O segredo está no CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).
Conteúdo é apenas uma das fontes de aprendizado. Existem ainda outras três:
dá pra aprender com as suas Experiências, tanto as que você já vive quanto as que você pode criar intencionalmente para você mesmo
dá pra aprender com as Pessoas, tanto nas interações que você já tem como nas interações que você pode criar (com gente que você conhece e com gente que você ainda não conhece)
dá pra aprender com as Redes (grupos, times, comunidades), seja com as que você já participa, seja com aquelas que você pode vir a participar
Dois fatores podem potencializar enormemente as chances de você aprender sem estudar:
o quão curiosa/curioso você é
ter um segundo cérebro
Sua curiosidade vai te ajudar a perceber a riqueza de aprendizados que jorra da vida.
Seu segundo cérebro – um repositório central de todas as suas descobertas – vai te ajudar a ser mais intencional nas suas reflexões, que certamente vão pipocar a partir dos CEP+Rs que você for colecionando ao longo do caminho.
E, uma vez que você constrói o hábito de registrar suas reflexões, confie em mim, você vai sentir nitidamente que está se desenvolvendo.
Faz um tempo que meu caderno de estudos dentro do meu segundo cérebro não recebe atualizações. E eu estou aprendendo como nunca.
Obs. 1: o Instituto Amuta acabou de lançar três novos episódios do podcast Amor em Pauta! Eu estou IMPRESSIONADO com a preciosidade desse material! Recomendo muito (e alguns episódios são bem curtinhos!) Ouça no Spotify.
Obs. 2: a amiga e Moleira Gabi Fagundes prorrogou as inscrições da jornada Desen-formando da Escola.
Esse percurso tem tudo a ver com o meu livro Crenças Escolarizantes e a Gabi é uma pessoa que tem mergulhado intensamente nesse tema. Recomendo super! Se você tem interesse, é só falar com a Gabi por Whatsapp clicando aqui.
Alex, gosto bastante das suas reflexões mas quero te propor uma alteração nesse título. Acredito muito no que escreveu mas, como educadora, não acho bacana. Podemos aprender muito sem estudar mas ao ler o título, fico com a impressão que o estudo não será mais necessário. Para refletir!
Uau! Adorei descobrir a sua newsletter! Sempre amei estudar e explorar o mundo por conta própria, com a consciência que tudo é agregado, não importa “como aprendemos”. E tô tentando descobrir como colocar esses aprendizados pro mundo de uma forma diferente que já fiz até hoje.