Como aumentar sua capacidade de criar e se autodirigir sem fazer absolutamente nada?
É simples: morra de tédio!
Oi? Morrer de tédio? Sério mesmo?
O tédio, diferente do que muita gente pensa, não é apenas a falta do que fazer.
Quando nenhuma das opções do que fazer nos parece interessante, isso pode nos levar a um estado de relaxamento, falta de foco, preguiça e inquietação mental – ou seja, tédio.
(No exato momento em que você pegar seu celular, aí já deixou de ser tédio)
Essa sensação que muitas pessoas desprezam é fundamental para a criatividade e o aprendizado.
Quando nos sentimos entediades, nossa mente esvaziada do presente consegue visitar novos lugares no passado e no futuro.
Nessas visitas, podemos avaliar e reavaliar nossas vidas, concatenar reflexões na tranquilidade silenciosa de nossas caixas cranianas e, assim, ir abrindo espaço para mudanças pequenas e grandes – seja nas nossas maneiras de ver, seja nas nossas maneiras de agir.
Saímos, assim, da ruminação mental em direção ao cultivo mental.
Nem sempre é fácil montar esse palco de descobertas sobre si. Talvez você se sinta culpade ao vivenciar o tédio, pois “eu deveria estar fazendo algo de útil com o meu (precioso) tempo”.
Talvez você sequer consiga tolerá-lo, pois o tédio pra você é um estado de anemia social – ou um furo no seu planejamento perfeito.
A verdade é que, estruturalmente, tédio é tempo não monetizado, e nossa cultura não enxerga isso com bons olhos.
Pior: é através do tédio que ampliamos nosso poder de reflexão crítica sem ninguém por perto para nos julgar, e isso pode fortalecer nossa vontade de ir contra a maré.
(“Mente vazia, oficina do diabo”, conhece?)
Por isso é que nos convenceram a evitar o tédio de qualquer forma.
Dicas rápidas para aumentar sua capacidade de aproveitar o tédio:
Crie momentos de solitude intencional
Se ficar com sono, aproveite o “crepúsculo” da consciência – momentos antes de adormecer – para viajar ainda mais fundo nas suas ideias (estado hipnagógico)
Anote o que for relevante depois no seu segundo cérebro
Indico ainda um vídeo, produzido pelo canal Veritasium no Youtube, que aborda os benefícios científicos do tédio. Ative as legendas clicando no ícone da engrenagem > legendas > Português.
🤔 E pra você, o que significa tédio?
Como você vivencia esse estado na sua vida? É algo que você consegue suportar? Com que frequência?
Alex, ótima provocação! No livro Sociedade do Cansaço, o autor trata o tema com propriedade, mostra a necessidade do tédio criativo. Ele coloca a importância de ter mais momentos de contemplação (tédio) como cura dessa sociedade do fazer frenético, da produtividade e das doenças neuronais.
curti e já coloquei na agenda um lembrete de solitude intencional