Tomando Café da Manhã com As 100 Pessoas que Você Mais Admira no Mundo
Um pouco do Encontro Global de Ecoversidades 2024 no Brasil
Imagina você acordar um dia e tomar café da manhã com algumas das pessoas que mais admira no mundo!
Imagina 100 pessoas reimaginando, juntas, o que significa aprender, viver e sonhar no século XXI – não no sentido das tecnologias exponenciais, e sim no sentido de regeneração do planeta.
Imagina um encontro global de uma rede composta por mais de 500 projetos educacionais, espalhados por mais de 40 países e baseados em valores como autodireção, conexão humana, comunidade, ancestralidade e regeneração.
Pois é: esse encontro aconteceu, aqui no Brasil! E eu e meu amigo-irmão Luis Sérgio tivemos a grata oportunidade de participar, junto a várias outras pessoas brasileiras.
A Aliança de Ecoversidades é uma pororoca de ideias transformadoras para a educação. Um cajueiro cujas milhares de flores são as pessoas que sonham um outro rumo possível para as comunidades humanas.
A diversidade é um ponto-chave, ao mesmo tempo em que há uma unidade de propósito: reimaginar o que entendemos por “educação superior” a partir de práticas que possam regenerar os sistemas ecológicos, sociais e culturais.
Me sinto cada vez mais próximo dessa rede, por vários motivos.
E o Brasil está muito bem posicionado, com várias iniciativas, movimentos e pessoas participando desse processo.
Em próximos posts, quero compartilhar algumas histórias sobre esse último encontro global da Aliança e o que ele me movimentou.
Spoiler: não foi pouca coisa.
Enquanto isso, você pode acessar algumas coisas que já produzi sobre as Ecoversidades:
Um relato da minha participação no encontro global de 2018 em Udaipur, na Índia
Um texto que escrevi sobre o Manish Jain, um dos cofundadores da Aliança e das pessoas mais inovadoras que já conheci em educação (além de ser, hoje, um amigo querido)
Uma conversa em vídeo com o Manish que fizemos no Mol anos atrás:
🫵🏽 E você, gostaria de participar de uma rede como essa? Não é difícil!
Aqui vão duas sugestões de caminhos iniciais: assinar a newsletter da Aliança; e entrar no grupo de anúncios da rede no Whatsapp (a maioria das comunicações e encontros já têm tradução para o português ou, no mínimo, para o espanhol).
O que você gostaria de aprender com outras Ecoversidades espalhadas pelo mundo? E quais sabedorias e repertórios gostaria de compartilhar? ✨
E o que você gostaria que eu compartilhasse sobre o encontro global e a rede? Me conta?