Conhecimento que impulsiona e conhecimento que aprisiona
Conhecimento que impulsiona = sabe-se incompleto e deixa isso claro. Sabe-se intersubjetivo, e não objetivo. Sabe-se contextual, e não absoluto. Te impulsiona explicitamente a buscar, investigar e dialogar. Reforça sua curiosidade. É uma resposta que te convida a fazer mais perguntas.
Conhecimento que aprisiona = se disfarça de verdade absoluta. Quer te convencer, e não dialogar. Falta permeabilidade a outras perspectivas. É “completo” e, por isso, arrogante e pedante. É imperativo em vez de inspirador. Te coloca numa caixa. É uma resposta que não lida bem com questionamentos.
Você pode adotar a lente do conhecimento que impulsiona ao compartilhar/transmitir informações e também ao receber/acessar informações. E o mesmo ocorre com a lente do conhecimento que aprisiona.
A lente que você escolher dirá, no limite, o mundo que você quer construir.
Qual você escolhe?
Obs.: na próxima quinta, dia 10 de fevereiro às 17h eu farei uma participação em um evento aberto do AgTech Garage. O tema será lifelong learning e, como não poderia deixar de ser, aprendizagem autodirigida. Bora lá? Inscrições gratuitas aqui.