"Por que você não quer ir para a universidade, filho?”
“Por que você insiste em permanecer morando com as suas amigas?”
“Por que você não aprendeu até hoje a dirigir?”
“Por que você está indo embora cedo?”
Sim – só se exige justificativa de atos que contrariam expectativas sociais.
Provavelmente ninguém perguntaria porque você deseja ingressar na universidade.
Ou porque você está deixando de morar com as suas amigas para ir morar com a sua namorada(o).
Ou porque você aprendeu a dirigir.
Ou porque você quis ficar até tarde.
Do ponto de vista da autodireção, isso tem duas consequências:
não seja a pessoa que cobra justificativas das outras para esconder seus julgamentos.
a vida é sua, mas as expectativas que se amontoam nessas perguntas inquisitórias, não. livre-se delas.
Obs. 1: o Instituto Amuta está com algumas (poucas) vagas abertas para um curso imersivo de Design de Experiências em novembro! Sério: se você tem interesse em trabalhar com isso, esta é A oportunidade. Link com todas as infos aqui.
Obs. 2: o amigo e Moleiro Ricardo Farah lançou uma mentoria de 4 encontros chamada Dos medos do ego para o voo da alma. O Farah tem uma experiência profissional e de vida incrível – não à toa o chamamos de jedi lá no MoL hehe. Conheça mais sobre a proposta aqui.
Obs. 3: a Moleira Ariela Kalili está abrindo um círculo de escuta e cuidado para pessoas educadoras! A Ariela tem uma sensibilidade incrível e um propósito maravilhoso de “cuidar de quem cuida”. O primeiro encontro será no dia 7 de novembro, online e gratuito! Link de inscrição aqui.
Amado e inspirador Alex Bretas. O que tenho acrescentado.nos Por Quês é o Para O que e ultimamente com o sistêmico , o POR QUEM faço o que faço . Obrigado pela oportunidade de aprender juntos e buscando novos hábitos para melhor (auto_inovação).
A questão é como se livrar dos julgamentos se o fazemos até para proteção. Julgar faz parte da sobrevivência e é fisiológico.
Agora, entendo esse julgamento vindo da expectativa com o que a outra pessoa deve fazer ou se comportar e é difícil extirpar isso... Aliás, é uma estratégia ficar quieto ou pensar antes de falar e analisar porque se quer um determinado comportamento de alguém?