[Mapa A³] Para potencializar a autonomia e o aprendizado criativo, esta é A Arquitetura
O Mapa A³ segue a todo vapor e, neste e-mail, você encontrará a Parte 2 do conteúdo 🤩
O que é o Mapa A³?
Durante 6 dias (de hoje até sábado), eu vou compartilhar, em 3 partes, a nova versão das A³ (Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida) que venho desenvolvendo há 10 anos.
Antes de mergulhar nas primeiras Arquiteturas, tenha em mente o seguinte:
As A³ não são apenas “dinâmicas” de facilitação, e sim um conjunto de estruturas capazes de alterar a cultura de aprendizagem a partir de seu uso frequente.
Elas nasceram de um olhar para os padrões que surgiam nas iniciativas educacionais mais incríveis que eu já conheci, além dos muitos anos de experimentação e refinamento conduzindo o Mol e várias outras comunidades de aprendizagem autodirigida.
As A³ organizam de maneiras inovadoras as relações entre as pessoas e também a nossa própria relação com o mundo. São, por assim dizer, “jogos/brincadeiras” que criam novas realidades (bem na linha do Homo Ludens, do Huizinga).
Muitas A³ são fáceis de entender no nível conceitual, mas podem não ser tão tranquilas de aplicar e, principalmente, de sustentar ao longo do tempo.
As Arquiteturas não devem ser encaradas como 📝 receitas de bolo, e sim como 🥗 ingredientes. Isso significa que você pode remixar e brincar criativamente com elas à vontade.
O conjunto de A³ está sempre em beta – esta é apenas a versão 2.0.
Segunda parte
A Parte 2 do Mapa traz uma das Arquiteturas que mais utilizei nos últimos anos, seja no Mol ou em outras comunidades e programas dentro de organizações:
A A³ Jornadas Individuais é excelente para maximizar a autonomia individual no aprendizado, ao mesmo tempo em que potencializa o comprometimento e a conexão entre as pessoas.
⬇️ Acesse abaixo:
O grupo de Whatsapp ☕ está animadíssimo e as contribuições estão sendo incríveis!
Em relação à Parte 2, as perguntas para alimentar nossa conversa por lá são:
Você já criou alguma jornada de aprendizagem autodirigida intencionalmente pra você mesme? Se sim, o que funcionou bem e o que foi desafiador nesse processo?
Como você imagina aplicar as A³ Jornadas Individuais no seu contexto?
➡️ Caso ainda não tenha entrado no grupo, aqui está o link de convite.
Na sexta-feira sai a terceira (e última) parte!