“Mas papai, quer que eu aprenda como, não tem nenhum professor aqui!” 👦😠
A frase acima é real e foi dita por uma criança de 7 anos, indagada pelo pai, um amigo do Mol, sobre a ideia de se aprender de maneira autodirigida em casa.
7 anos! Dá pra acreditar? 😨
E depois dizem que a escola (tradicional) prepara pra vida...
Se uma criança (ou qualquer pessoa) acredita que pode aprender apenas quando uma autoridade ensinadora está presente, isso significa que ela está passando batido por todas as outras experiências da vida que poderiam ser suas “professoras”.
Virtualmente, qualquer uma.
Sam Altman, o criador do ChatGPT, desmontava computadores com 8 anos de idade. Foi assim que deu seus primeiros passos na programação.
Entende o que estou falando?
Obs. 1: há quem fique chateado por achar que eu “bato” muito na escola. Importante dizer que eu não sou contra as escolas nem odeio as pessoas que trabalham nelas. A questão é de ordem sistêmica, estrutural. Podemos todes ser contra o machismo e, ainda assim, não ter nada pessoal contra os homens, certo? A opressão escolarizante (e as crenças que ela nos gera) pertence, ao meu ver, à mesma categoria que as outras opressões estruturais.
Obs. 2: eu tenho um livro ilustrado que destrincha didaticamente várias influências negativas da escola tradicional em nossas vidas. É um livro de frases que você lê inteiro em 20 minutos 😊 Faça o download gratuito aqui.