Isso está me ensinando a cultivar a verdadeira liberdade
Você é livre?
A verdadeira liberdade – ou o mais próximo possível dela – surge quando você aprende a fazer metaescolhas.
Metaescolhas são as escolhas de contexto que você pode fazer e que impactam consideravelmente em várias outras – quer seja tornando-as possíveis, favorecendo-as, dificultando-as ou tornando-as impossíveis ou sequer imagináveis.
A cidade que você mora. O bairro. Morar nas montanhas, na praia ou na beira de um lago. O relacionamento amoroso. Colocar TV no quarto ou não. O que você faz nas primeiras horas do dia. Ingressar em um curso. Ter ou não ter um jardim. Morar perto de um parque. Continuar visitando os pais todos os domingos ou não. O tamanho do prato em que você come. Morar sozinho, com a família, em comunidade ou viver viajando. Ter uma religião ou alguma prática espiritual. Ter filhos ou não. Ter um cachorro ou não. A quantidade de móveis e objetos na sua casa. Com quem você mais convive. Com quem você almoça todos os dias da semana. Seu tempo de tela diário. O tempo gasto em redes sociais. A natureza do seu trabalho. Quantos dias por semana você trabalha. Quem é o seu chefe, se é que você tem algum.
Cada uma dessas decisões e tantas outras, uma vez tomadas, possuem um “raio” de influência maior do que você imagina.
Coloque uma TV no quarto e você terá uma tendência muito maior de passar várias horas assistindo seriado à noite.
Tenha uma ou duas pessoas que se comunicam de forma empática no seu círculo mais próximo de convivência e você conseguirá colocar pra fora suas emoções bem mais facilmente – além de se tornar você também uma pessoa mais empática.
Trabalhe um dia a menos na semana e você descobrirá que é possível cuidar da sua saúde de uma maneira que era impensável antes.
Não importa se somos nós que decidimos, se são nossos hábitos que escolhem por nós ou se são os outros que nos impõem sua vontade.
Em todos os casos, o peso das metaescolhas continuará sendo enorme.
Aprenda a manipular seus contextos em direção à pessoa que você quer se tornar.
Só assim você conseguirá levar uma vida realmente intencional.
Obs. 1: a frase do Churchill resume bem – “nós moldamos os nossos edifícios, e depois eles nos moldam”. É claro que ele não estava falando só de edifícios.
Obs. 2: uma dica – é impossível ter tudo.