O MoL, agora, se tornou uma Universidade Livre Ao Longo da Vida.
Já tem uns 10 anos que eu estou sonhando esse sonho.
Antes da pandemia, eu saía para caminhar na cidade e ficava imaginando quais casas abandonadas poderiam ser a sede da Universidade Livre que eu queria criar.
Eu estudei a fundo diversas iniciativas nesse sentido: a Universidade Alternativa na Romênia, a Universidade Shure no Japão, as diversas Ecoversidades espalhadas pelo mundo, isso só para citar algumas.
Eu queria muito estar perto desses projetos, entendê-los a fundo, quase que “respirá-los”.
O MoL, desde o início em 2020 até agora, funcionava como uma jornada de aprendizagem autodirigida com início, meio e fim feita em comunidade.
Em 2021 e 2022, eu adaptei o processo no sentido de transformar o MoL em uma formação para preparar Arquitetos de Aprendizagem Autodirigida (AAAs) – uma nova profissão voltada para criar experiências e comunidades de aprendizado livre em diferentes contextos.
Utilizei o nome MoL Academy para diferenciar esse enfoque.
É provável que eu continue ofertando turmas de formação de novos AAAs no futuro (a previsão para a próxima é no primeiro semestre de 2023).
Não sei se continuarei chamando de MoL Academy ou não. Vamos ver...
O que importa neste momento é que o MoL está se transformando no que ele nasceu pra ser:
Uma Universidade Livre, ou seja, totalmente autodirigida, com um cardápio de possibilidades de aprendizado e oportunidades para quem quiser criar seus próprios itinerários formativos;
E Ao Longo da Vida, isto é, uma universidade que não acaba nunca, assim como o desabrochar contínuo que podemos experimentar até o último instante de nossas existências.
A princípio, essa nova comunidade será exclusiva para quem já fez parte de alguma das turmas do MoL, MoL Academy e/ou de alguma das “comunidades-irmãs” do MoL – os vários projetos de mesmo DNA que criei ao longo dos anos e que alguns amigos também criaram.
Queremos crescer aos poucos, com qualidade, focalizando a criação intencional de uma cultura onde “tudo é convite” e as pessoas podem “se jogar porque aqui tem rede”.
Estou muito alegre com esse passo.
Meu novo sonho é me tornar cada vez menos facilitador e mais estudante dessa Universidade. Cada vez menos arquiteto e mais aprendiz.
Simbora.
uau alex que bacana... muito legal presenciar essas suas iniciativas e aprender contigo. simbora abs