Daqui a 10 ou 20 anos, você será o mesmo Eu de agora?
E se você pudesse se comunicar com o seu Eu do futuro? O que diria a ele?
O site FutureMe oferece justamente essa possibilidade, e o melhor, de maneira gratuita.
Você pode entrar lá e escrever uma carta – ou melhor, um e-mail – para o seu Eu do Futuro. E também ler mensagens públicas de outras pessoas que fizeram o mesmo.
(Se quiser se inteirar mais, esta reportagem do LA Times é muito massa – use o Google Tradutor se precisar)
Já anunciei aqui que a próxima turma do Mol será sobre o tempo, e essa ferramenta é uma forma instigante de brincar com a temporalidade.
Tanto o momento de escrever a carta (Eu do Presente) quanto o momento de receber a carta (Eu do Futuro) costumam ser experiências terapêuticas e de aprendizagem.
É o que os usuários relatam.
Algumas ideias criativas de como usar o site:
🧠 Faça uma lista de pequenas sabedorias coletadas ao longo da sua vida até o momento – pode ser bom o seu Eu do Futuro se lembrar disso
📝 Compartilhe com o seu Eu do Futuro algumas anotações preciosas do seu segundo cérebro ou coisas significativas que você está aprendendo no presente (por exemplo, as frases e reflexões mais impactantes de um documentário incrível que você assistiu)
🌟 Imagine, com toda a riqueza de detalhes que conseguir, como você gostaria que o seu Eu do Futuro estivesse vivendo quando receber a carta: o que estaria fazendo, com quem estaria convivendo, quais paisagens e interesses estaria contemplando, o que estaria aprendendo etc (defina uma data de entrega algum tempo antes do momento em que você acha que o seu Eu do Futuro estará de fato vivendo tudo isso)
🚫 Escreva sobre coisas muito importantes que você acha que o seu Eu do Futuro NÃO estará fazendo ou priorizando. Desafie sua versão futurista a fazê-las (“tem coragem?”)
🌱 Liste todas as coisas pelas quais você está passando no momento, especialmente as difíceis ou não tão legais assim, que tem a ver com uma visão de futuro que o seu Eu do Presente está sustentando
💌 Sabe aquela mensagem ou conteúdo que você não quer ter de lidar agora? Envie como uma carta para o seu Eu do Futuro e a exclua do campo de visão do seu Eu do Presente (sim, eu já fiz isso)
📢 Compartilhe a visão de futuro mais bonita que você imagina para a causa / iniciativa / comunidade / time / organização na/pela qual você trabalha
🌍 Ou a visão de futuro mais bonita que você é capaz de elaborar para a sua família, filhos, amigos ou até mesmo toda a humanidade
O tempo é um passatempo. Que possamos nos divertir com ele.
🏖️ Obs.: ei, você que está em Floripa: estou começando a pensar uma microcomunidade de prática de arquiteturas de aprendizagem por aqui, presencial.
Tem interesse? Então me mande um e-mail no alex@alexbretas.com contando sobre você 😊
Lendo Sempre!!! Fantástico!