5 Comentários
Set 20, 2023Gostado por Alex Bretas

Este texto traz muitas reflexões. Hoje em particular acompanhei o processo de despedida física de uma cachorrinha muito querida (a Estopinha) e o seu tutor Alexandre Rossi vem falando deste luto que antecede a morte (pelo processo de envelhecimento e da doença). Ela falou muito na gratidão de tê-la por todos estes anos e com certeza ainda vai expressar muita gratidão através da saudades destes bons momento vividos.

Expand full comment

Que belas palavras, repletas de poesia! "Saudade como gratidão" é, para mim, o amor que nutro pelo passado, não muito distante que é meu presente hoje, e pela pessoa que me tornei. Essa reflexão é especialmente profunda diante da partida do meu filho mais velho. Minha saudade se assemelha a um agradecimento por tudo o que compartilhamos ao longo de seus 24 anos aqui. Ela também carrega um tom de melancolia e desespero, mas ao mesmo tempo, a saudade vista como gratidão tem me ajudado a reconciliar-me com o presente. Mais ainda, como você disse; abre alas para o futuro, pois o molda e o abraça para tempos nobres. O amor é uma virtude que compõe todos os momentos... Agradeço por suas palavras.

Expand full comment
Set 20, 2023Gostado por Alex Bretas

Você consegue transformar em poesia aqueles pensamentos aleatórios que a gente tem, durante o dia, pela vida, né? Saudade-gratidão é um conceito sobre o qual eu sempre penso, especialmente quando lembro do meu pai, da minha mãe, pessoas amadas que já se foram. Mas nunca juntei as duas palavras. A partir de agora, quero que elas se casem aqui na minha mente - quando pensar em saudade, que a gratidão venha também. Mesmo que na hora eu a descarte, quero que ela apareça! E compersão, gente? Minha cultura limitada me fez achar que era erro de digitação! hahaha Adorei o significado. Achei aqui: "o sentimento de alegria ou de felicidade de uma pessoa ao ver seu parceiro amoroso feliz com outra pessoa". Eita, não sei se consigo isso não! Alex, sempre grata por ampliar meu olhar, e por me emocionar com seus textos. Saudades-gratidão de vc, e dos dois Mols lindos que vivenciamos juntos.

Expand full comment