5 Comentários

Eu vou ter que votar no Lula porque, infelizmente, ele é o único voto que elimina o Bolsonaro.

Espero um cenário mais favorável para escolha nas próximas eleições porque eu sempre votei por ideologia, mas eu entendo perfeitamente que, nesse ano, não poderei seguir minha ideologia porque agora estou pensando no bem da democracia e, com Bolsonaro, definitivamente, não há democracia.

Expand full comment

Eleições... será que já refletimos seriamente sobre elas? A política e os políticos são movidos a eleições. Nossas esperanças e ilusões de ser bem representados também. As campanhas eleitorais seguem uma lógica rasa: diminuir/difamar o rival e fazer promessas para os pontos sensíveis a maioria da população. Apresentar propostas claras, assumir compromissos é cada vez mais raro na disputa eleitoral. A mim fica claro que é preciso ir além do momento do voto. Isto significa que os brasileiros precisam: (i) acompanhar de perto a política, e se posicionar com firmeza toda vez que desmandos e decisões equivocadas surgirem (as ruas e não as mídias é que são os locais de inequívoca expressão popular); (ii) se envolver e fortalecer todos os tipos de movimentos sociais que lutam por mais equidade e menos desigualdade. A construção de um país melhor para todos os brasileiros exige a atuação incansável dos movimentos sociais, vai muito além do momento do voto e de quem vence as eleições.

Expand full comment
ago 30, 2022Gostado por Alex Bretas

Votar em Lula ou Bolsonaro no primeiro turno, para mim, é se omitir sim. Se omitir de procurar uma alternativa que não seja a “menos pior” (de novo, e de novo, e de novo…). É o voto útil, que ajudará a manter o Brasil na inutilidade, novamente.

Lulistas e Bolsonaristas podem não admitir, mas temos os dois piores candidatos à frente das pesquisas, no momento. O ódio pelo Lula (e PT) gerou a eleição no péssimo Bolsonaro; o ódio pelo Bolsonaro pode trazer de volta o péssimo Lula. Ambos execráveis, corruptos de carteirinha.

Reclamavam que em São Paulo se voltava em Maluf porque ele “roubava, mas fazia”. Pensar dessa forma é horrível, mas pelo menos os malufistas eram sinceros. Já os minions vermelhos e amarelos tratam Lula e Bolsonaro como santos, mitos, salvação do país. Como se um fosse a vacina do outro.

Lula citar Paulo Freire é politicagem velhaca, e muito me admira as pessoas mais “instruídas” caírem nisso. Lula tem ótima oratória, jeito para falar com o “povo”, mas assim como Bolsonaro, ele conta mentiras o tempo todo.

Se invertermos a arminha da mão dos Bolsonaristas para cima, temos a arminha do Lula (L). Dicotomia burra, pois são, citando o ditado popular, “farinha do mesmo saco”: populismo, mentiras, falsas promessas, acordos excusos (mensalão/petrolão/orçamento secreto), apoio a ditadores travestidos de democratas (do Lula nem preciso falar, mas Bolsonaro também apoia Putin e governos de extrema direita) etc.

Alex: admiro seu trabalho, sigo seus conteúdos e gosto muito. Mas se quer dar sua opinião, o que lhe é de direito, minha sugestão é que troque o título deste texto: se você vai votar em Lula no primeiro turno, também vai votar no segundo turno.

O Brasil não merece isso. Ou pelo menos as pessoas que lutam por uma sociedade mais justa não merecem. Eu prefiro dar oportunidade, pelo menos no primeiro turno, a alguém que possa ter não apenas um discurso diferente, mas um melhor preparo e ideias que possam pacificar e dar uma direção diferente ao Brasil. Eu vou votar na Simone Tebet, no primeiro turno. E, se ela não for para o segundo, vou ficar muito triste por talvez ter de escolher entre o “menos pior”, novamente.

Expand full comment
ago 30, 2022Gostado por Alex Bretas

É o que sinto também, Alex. Longe do ideal, mas é a única maneira de garantir que o retrocesso em todas as esferas seja interrompido. Poderíamos, agora, já tentar algo novo? Sim. Mas é um risco nos dispersarmos e perdemos a força que precisamos para tirar o que temos hoje. Parabéns por se posicionar.

Expand full comment

👏🏻👏🏻👏🏻

Expand full comment