39 Comentários

Olá Alex . . . Uma questão que considero da maior relevância é o tempo? Ou seja . . . quanto tempo leva para aprender alguma coisa? O tempo pode depender de que fatores? (dedicação, motivação, pré-requisitos (maturidade), qualidade do material de estudo, das interações com companheiros de aprendizado, de ter/obter feedback avaliativo (automático ou apreciativo), ter questões/exercícios interessantes e desafiadores, etc. Para dar um toque pessoal . . . descobri, mais de vinte anos depois de concluir a graduação, uma importante barreira no meu aprendizado . . . enquanto eu não conseguia uma visão abrangente sobre o que estava aprendendo (o contexto geral) meu desempenho nas provas era sofrível . . . assim, na maioria das disciplinas eu tinha notas ruins no início do curso . . . mas a partir do momento em que conseguia a "visão abrangente" tudo passava a fazer sentido, passava a ter animo para mergulhar nos detalhes e nas partes difíceis, e meu desempenho ficava ok. No meu caso a falta da "visão abrangente" me impedia de ver sentido no que eu precisava aprender, e assim o tédio e o desinteresse assumia o controle. E . . . de volta a questão do tempo . . . ainda hoje, para aprender algo novo levo um tempo até chegar na "visão abrangente" . . . e ai se abrem as portas para um fluxo mais empolgante para a aprendizagem.

Expand full comment
author

Gente, passando pra AGRADECER cada um de vocês que dedicou seu tempo para contribuir com algumas perguntas para o curso.

Foi incrível me sentir apoiado por essa rede!

Gratidão :)

Expand full comment
Out 1, 2021Gostado por Alex Bretas

Oi Alex,

Aqui vão uns pitacos:

- Como priorizar os temas de aprendizado?

- Como saber que já aprendi o suficiente ou, de uma outra forma, como "sentir ou decidir" que não é necessário aprender mais? (essa pergunta é mais ligada à comum sensação de não saber o suficiente).

- Qual é o papel e a importância de períodos sem aprendizado intencional/consciente.

Abraços!

Expand full comment
Out 1, 2021Gostado por Alex Bretas

Oi Alex,

Minhas contribuições sobre auto aprendizagem:

- Como o sensemaking impulsiona ou não o aprender a aprender?

- Como aprender a aprender nessa enxurrada de informações disponíveis?

- Como o aprender a aprender dos colaboradores pode ser potencializado pelas empresas?

Um grande abraço e gratidão por tudo que compartilha!

Kátia

Expand full comment
Out 1, 2021Gostado por Alex Bretas

Prezado Alex,

Tenho acompanhado o que vc escreve sobre aprendizagem autodirigida, assunto que me interessa e que acho de suma importância depois da pandemia.

Sugiro duas perguntas para seu novo curso:

1) Como determinar o tempo que vai ser gasto na aprendizagem autodirigida? Mesmo que a pessoa possa fazer o curso no próprio tempo, imagino que alguma estimativa média deva ser levada em conta.

2) Quais são os principais recursos técnicos disponíveis para desenvolver um curso de aprendizagem autodirigida ?

Estou fazendo um curso de francês online, cuja metodologia tem muito a ver com o que vc fala. O curso é muito bem estruturado, são 30 lições no estilo instrução programada, onde o próprio aluno vai testando sua aprendizagem. Não são emitidos certificados após a conclusão do curso e o aluno mesmo decide se está apto a fazer o módulo seguinte. Conheci o aplicativo Quizlet, muito útil no aprendizado de vocabulário. Se tiver algum interesse, o site é https://innerfrench.com e os vídeos tbm podem ser assistidos no YouTube.

Ana Maria

Expand full comment
Out 1, 2021Gostado por Alex Bretas

Sabendo que aprender a aprender é uma habilidade muito relevante, por quê alguma pessoas conseguem adquirir essa habilidade e outra não?

Eu reconheço (ou estou aberto a descobrir) qual a minha melhor maneira de aprender?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como mensurar os resultados sobre o meu processo de aprendizagem autodirigida?

Mais do que aprender a aprender, como eu posso acelerar o meu processo de aprendizagem a partir da aprendizagem autodirigida?

Como conectar a aprendizagem autodirigida aos processos/trilhas de desenvolvimento existentes nas empresas atualmente?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como me mantenho motivado para executar o meu plano de aprendizado autodirigido ao longo do tempo?

Como posso encontrar as comunidades que têm os mesmos interesses de aprendizado do que o meu?

Como incluir a disciplina diária de aprendizado autodirigido, mantendo-a como prioridaded para o meu desenvolvimento e crescimento?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

- Como e onde buscar as melhores fontes de informação do tópico que quero aprender?

- Como lidar com o excesso de informações (news, novos posts, livros, etc) quando quero me aprofundar em um assunto?

- Quais hábitos ligados ao aprendizado você tem hoje e te fazem bem?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como separar tempo para aprender em uma rotina de "apagar incêndios"?

Como se organizar para estudar conteúdos diferentes simultânemente?

Como determinar quando aprendi? Para não ficar sempre achando que precisa de mais

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Por onde começar aprender a aprender?

O que o aprendizado significa pra mim?

Como aprender melhor?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como avaliar se realmente "apreendi" determinado conteúdo? o quanto internalizei? uma check list de auto avaliação seria ótimo...

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

1. Como organizar a sequência didática do material virtual contido nas web, sem a necessidade de criar um livro físico onde estejam dispostos esses conteúdos?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como incluir diferentes e múltiplas visões para não se manter dentro de uma "bolha"?

Como ser antirracista e inclusivo desde a curadoria de conteúdos?

Como não reforçar preconceitos e vieses em nosso estudo autodirigido?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

olá!

também estou desenvolvendo um projeto neste sentido, auto aprendizado e autoconhecimento, para mim eles andam juntos.

tenho 42 anos na área de informática, analista/programadora, e o que vejo de mais importante e não tem se usado é muito é UX, todos falam sobre isso mas poucos entendem realmente o que seja.

1 - no Brasil os autodidatas não são valorizados, ensinar como os alunos podem colocar no currículo estes novos skills, tanto os softs como os hards, por isso acho que um depende do outro, .

2 - fazer com reconheçam ou evitem a síndrome do impostor, aí entra muito de UX, pois podemos nos comunicar com empatia com os alunos, desde os menos conhecedores até os mais experientes.

3 - técnicas Pomodoro, Savoring, criar salas e grupos, fóruns

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Como organizar tudo o que eu aprendo?

Sou muito curioso, tenho interesse em assuntos muito diferentes entre si. Como criar uma estratégia para tornar mais fácil a conexão de tudo o que aprendo?

Como criar um fluxo de aprendizado, aproveitando meus momentos de ouro e também os momentos em que não estou com o rendimento tão bom?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

- Como lidar com a ansiedade generalizada, o fomo, além de outros níveis de dificuldade de concentração, para conseguir manter o foco no tema de interesse e assim avançar, se aprofundar e aprender?

- que plataforma pode potencializar a interação de uma comunidade de aprendizagem autodirigida?

- como tornar mais visível/tátil meus aprendizados?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Olá Alex! Compartilho as minhas perguntas.

Sobre aprender a aprender:

(1) Quais são as competências e habilidades mais relevantes e necessárias, no mundo atual, para aprender a aprender?

(2) Quais seriam as técnicas ou hábitos relevantes que podem te ajudar a perpetuar os conhecimentos e experiências vivenciadas no seu percurso autodirigido?

Sobre aprendizagem autodirigida:

(1) Nos Grupos de Autoaprendizagem quais são os tipos de "produtos" ou "entregas" mais efetivos para evidenciar a apreensão do conhecimento pelos participantes?

Agradeço a oportunidade de participação.

Abraços.

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

então, sinto que minha "plasticidade de aprendizado" tem diminuído exponencialmente. acho que isso seria um ótimo tópico. o segundo é sobre quais formas existem de aprender. seja áudio, leitura e vídeo. e como descobrir qual a sua melhor forma.

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Atualmente é necessários que os profissionais possuam uma gama de conhecimentos e hoje me sinto um pouco confusa em relação ao que focar. Existem muitos cursos gratuitos e que com certeza contribuem com o desenvolvimento pessoal e profissional. Minha pergunta é: Como podemos definir o que priorizar? como podemos ajustar o aprendizado com outros objetivos que já temos como por exemplo o inglês e outras demandas sem acabar prejudicando o convívio com a família ou ter um tempo de descontração sem se sentir culpado.

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Oi, tudo bem? 1 - Como construir uma aprendizagem autodirigida de maneira que consiga ter uma boa relação com o processo sem cair em exigências desmedidas ou achar que preciso ter algo concreto? Imagino que não tenha uma resposta exata, mas experiências que podes compartilhar. 2 - A aprendizagem autodirigida precisa ser um movimento contínuo?

Expand full comment
Set 30, 2021Gostado por Alex Bretas

Olá! Ainda estou inspirado pelo livro "Sem Limites" do Jim Kwik, e gostaria de saber se o conteúdo do curso de aprendizagem autodirigida abordará princípios e técnicas para melhorar as nossas capacidades de leitura e memorização. Seria muito útil. Obrigado desde já e sucesso!

Expand full comment